Tudo o que você precisa saber sobre BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro?

O que é BPO? BPO significa Business Process Outsourcing é um termo da língua inglesa, muito usado no meio empresarial para definir a terceirização de processos. O BPO já é considerado uma tendência mundial, cada vez mais utilizada nas organizações dos mais variados segmentos. 

No caso do BPO Financeiro, nada mais é do que a terceirização de rotinas e atividades financeiras, que tem como objetivo melhorar a gestão financeira, reduzir custos e aumentar a produtividade. 

Muito indicado para empresas sem funcionários dedicados às rotinas financeiras, ou ainda, para empresários que muitas vezes assumem este papel, mas precisam de mais tempo para focar no core business (atividade principal) do negócio. 

As atividades de um BPO Financeiro vão muito além de contas a pagar, contas a receber, faturamento e cobrança. Por tratar-se de um serviço especializado, os profissionais desta área são capazes de munir os empresários com informações importantes para a tomada de decisão e planejamento estratégico.

Quais os serviços realizados por um BPO Financeiro?

Os serviços realizados por um BPO Financeiro basicamente integra toda, ou grande parte da rotina financeira de uma empresa. Entre elas:

  • Conciliação bancária

Processo realizado diariamente, que verifica se todos os pagamentos e recebimentos do dia foram liquidados corretamente no banco.

  • Gestão de fluxo de caixa

É o processo que acompanha a movimentação financeira, realizado de forma semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a necessidade da empresa.

  • Gestão de contas a pagar e receber

Trata-se do registro prévio de todos os custos fixos e variáveis, bem como todos os valores a receber.

  • Gestão de indicadores

É o monitoramento contínuo dos processos com objetivo de identificar e garantir que os resultados sejam alcançados.

  • Relações bancárias.

Visa auxiliar o empresário no uso de facilidades bancárias que possam ajudar a saúde financeira da empresa. Desde a redução de tarifas e juros como a escolha de linhas de crédito.

  • Gestão da documentação

São processos implementados que visam garantir a guarda de documentos importantes de maneira digital. Grande parte destes documentos são essenciais para o correto registro contábil.

  • Emissão de notas fiscais

Trata-se do processo de emissão de notas fiscais. Para algumas empresas, é um processo simples, muitas vezes já conectado ao seu PDV (ponto de venda). No entanto, para outras é um pouco mais complexo, dependendo do ramo de atuação de cada uma.

  • Integração contábil

É a entrega ao contador da documentação necessária para o registro contábil dos lançamentos do mês.

Como o BPO Financeiro pode ajudar o seu negócio?

O BPO Financeiro pode ajudar o seu negócio em um dos grandes desafios do dia a dia: a falta de tempo para conduzir todos os processos de sua empresa, assim como, ter o controle de todas as suas receitas e despesas.

Veja quais dos erros abaixo você ou sua empresa estão cometendo e como o BPO Financeiro pode ajudá-lo 

  • Ausência de processos na área financeira 
  • Ausência de planejamento financeiro;
  • Contas pagas com atraso
  • Falta de capital de giro
  • Contas pessoais misturadas com as contas da empresa
  • Ausência de um profissional ou uma equipe interna dedicada às rotinas financeiras;
  • Dificuldade para gerir sua atividade principal e o financeiro paralelamente;
  • Falta de interesse ou conhecimento na área financeira;

Se você se identifica com alguns dos pontos acima, buscar ajuda especializada pode ser o que você precisa para alavancar o seu negócio.

Ganhe tempo para focar no que realmente importa e deixe as rotinas financeiras com quem entende!

Você sabe a diferença entre BPO, consultoria e a assessoria financeira?

Apesar de muitos acreditarem que não existem diferenças entre os serviços, há sim.

O BPO Financeiro está muito mais focado na realização de rotinas do dia a dia, ele é o profissional responsável em executar os processos financeiros. É a transferência de atividades que seriam realizadas internamente, para uma empresa especializada.

Já a assessoria é mais focada em determinadas áreas da empresa. Um exemplo disso é você contratar um assessor que irá auxiliar na realização de projetos mais específicos.

Por fim, a consultoria é muito mais especializada e visa a melhora significativa de processos, o consultor poderá opinar diretamente na implantação de soluções e metodologias que ajudarão o empresário.

O que realmente importa é o foco nesta área tão sensível da empresa. O financeiro é o coração da empresa e precisa de cuidado e dedicação. Independentemente do que você procura, nós podemos ajudá-lo. Contamos com especialistas aptos a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Como organizar o financeiro?

Uma das tarefas administrativas da empresa é: atualizar e estudar o fluxo de caixa.

Chamamos de fluxo de caixa as entradas e saídas de recursos financeiros, em um determinado período. É um instrumento empresarial que serve para controlar toda a movimentação financeira. 

Atualmente, contamos com inúmeros softwares capazes de auxiliar nesta tarefa. O mais importante é a disciplina em atualizar seu fluxo diariamente. 

É uma ferramenta simples que ajuda muito na organização e no planejamento. Mas apesar dos benefícios, muitos empresários ainda sofrem por não ter um fluxo atualizado, o que gera uma perda total de controle dos negócios. 

Você deve registrar no seu fluxo de caixa todas as suas projeções de receita e despesa, seus custos fixos e variáveis, salários, pagamentos de fornecedores. Isso tudo mês a mês.

Por exemplo, se você paga seu aluguel todo dia 10, isso deverá estar refletido no seu fluxo de caixa todos os meses, assim como todas as demais receitas e despesas.

Responsável por auxiliar na projeção de períodos futuros, o fluxo de caixa é fundamental para uma análise financeira, com ele você começa a ter uma visão da vida financeira da sua empresa e pode fazer avaliações a curto e médio prazo.

Conciliação Bancária, o que é?

Tão importante quanto fazer o correto registro do seu fluxo de caixa, é conferir se suas projeções foram realizadas, são ações que se complementam. 

A grosso modo podemos dizer que é o batimento entre seu extrato bancário versus seus lançamentos de contas a pagar e a receber.

Este procedimento, apesar de simples pode ajudá-lo e diversas formas, como:

1, Identificação de eventuais fraudes internas
2. Acompanhamento do seu saldo de caixa
3. Identificação de erros no processamento
4. Previsibilidade de caixa para os próximos dias e meses

5. Identificação de boletos ou receitas que não foram recebidas dentro do prazo acordado.

Trata-se de um processo que deve ser realizado com frequência, e não apenas no final do mês. Nós aqui da Vieira BPO realizamos este processo diariamente para todos os nossos clientes. Mantemos tudo atualizado para que o empresário possa saber a qualquer momento como está a situação financeira de sua empresa.

Conciliação de Cartões? É necessário?

Se você realiza transações através de cartão na sua empresa, é imprescindível que a conciliação de cartões seja realizada.

Nesta conciliação você pode identificar se as taxas acordadas com a sua operadora estão sendo cumpridas e se os créditos estão ocorrendo corretamente em sua conta corrente. Além é claro de verificar possíveis taxas extras que são cobradas, muitas vezes indevidamente, como taxa de cadastro, aluguel de máquina, entre outros.

Atualmente existem diversas ferramentas que você pode contratar para realizar este processo, que facilitam muito o dia a dia. Mas se você não quiser contratar outras plataformas, pode realizar esta conferência em uma boa planilha de excel.

O importante é conferir e garantir que você está recebendo exatamente o que deveria.

Análise das Despesas e Receitas

Já com um fluxo de caixa conciliado e atualizado, agora vem a etapa de análises.

Você deve estar se perguntando, e agora? O que eu faço?

Vamos lá…. primeiramente avalie com detalhes as suas despesas. Veja onde você pode economizar, quais despesas são desnecessárias, quais você consegue negociar e reduzir. E você deve fazer isso sempre, fique de olho pois é comum termos despesas que podem ser reduzidas.

Outro olhar é nas receitas, como estão as suas vendas? As metas que você definiu para o seu negócio estão se concretizando? Se não estão,  vale uma paradinha para verificar quais estratégias de venda precisam ser melhoradas. Qual é o preço final? Falta marketing? 

Se suas vendas estão decolando, ótimo!!! Sinal de que suas estratégias estão corretas e que o seu planejamento está se concretizando. Então comemore seus resultados.

Posts Recentes

Tem alguma pergunta?

Mande uma mensagem com uma ideia ou com qualquer dúvida

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?