Custos elevados
É importante dizer que o nosso trabalho de BPO Financeiro começa realmente na organização das despesas e receitas. Pois é a partir dessa categorização que é possível fazer comparativos de um mês para o outro. Conseguimos ver detalhadamente onde está indo cada uma das saídas da empresa.
- Cliente
Escritório
- Problemas gerados
Lucro reduzido; Sensação de que a empresa não gera receita.
- Soluções
Reduções nas contas fixas e cortes de alguns custos variáveis.
A partir dessa análise linha a linha da rotina financeira mensal da empresa, é possível indicar onde vamos focar a nossa atenção para ajudar o cliente a reduzir os seus custos em algum aspecto. Existem casos até onde conseguimos reduzir a telefonia, o custo do contador que era muito alto, as tarifas bancárias que trazem economia a longo prazo, entre outras.
Outro aspecto que está correlacionado também a redução de custo e a mão de obra especializada
é a escolha por um serviço terceirizado de financeiro ao invés de um trabalhador interno, a economia que o negócio terá ao trocar um funcionário por um serviço de BPO Financeiro especializado é em muitos casos 30% do valor do funcionário, além da economia com as taxas trabalhistas. Sem falar da qualidade de trabalho de um profissional especializado nos assuntos que envolvem o financeiro de uma empresa.
O estudo de caso
Um dos nossos clientes, possuía as despesas muito elevadas para o tanto de receita que entrava no negócio, quase todo o mês a conta ficava zerada pois a receita e as despesas eram muito parecidas.
Basicamente essa micro empresa possuía um contador, um ambiente físico e 1 funcionária que fazia as contas a pagar e contas a receber, o trabalho administrativo básico. Então a nossa missão era reduzir o custo para começar a criar uma verba em seu caixa.
Quais foram as principais reduções:
- Contador: R$1.400 -> R$500
- Internet: R$150 -> Não paga mais, pois não tem mais a necessidade
- Folha de pagamento: R$8.000 -> R$4.300 trocou pela terceirização
- Telefone: R$180 -> R$60
- Boleto: R$4,00 -> R$3,50
No primeiro ano da nossa administração com esse cliente, que fechava sempre muito perto do zero, a empresa fechou com R$70 mil em caixa.