Misturar conta pessoal e jurídica

Misturar conta pessoal e jurídica

Em critério de prioridade esse cenário é sem dúvida o que mais deve ser evitado pelos empreendedores que querem ter uma saúde financeira promissora. Essa falta de cuidado com a gestão financeira tanto na vida pessoal quanto na de empreendedor leva os empresários a ruína financeira.

Loja em Shopping Center

Gastos excessivos; Pró-labore maior do que imaginado; Não existe um mapeamento real das despesas e receitas; Indicadores financeiros inexistentes.

Segregação das contas PF e PJ, além da definição de um pró-labore fixo.

Ao manter o controle dos gastos e receitas da vida pessoal, e jurídica juntas, fica impossível ter indicadores financeiros que mostram onde estão os melhores frutos do nosso trabalho, e ainda no pessoal, onde estão os principais exageros em gastos que podem estar sugando todo o nosso dinheiro e desmotivando o empreendedor que pensa que a sua empresa não está lucrando.

Nesses casos o empreendedor não possui nenhuma inteligência financeira aplicada, e está sendo levado totalmente pela maré, estando a mercê do ambiente ao seu redor. Nesse aspecto essa pandemia demonstrou a importância de evitar esse cenário, pois o risco de não estar preparado para as imposições do ambiente que não está sob nosso controle, é muito alta.

Outra característica desse empreendedor é achar que retira x valor de pró labore, mas como as contas estão misturadas no fim ele acaba dobrando esse valor facilmente, prejudicando o potencial de crescimento da empresa e focando apenas nos gastos pessoais.

O primeiro passo para iniciar uma gestão financeira é segregar as contas PF e PJ, identificando os gastos e receitas de cada um. Após isso será possível analisar o cenário financeiro da empresa e criar indicativos financeiros.

O segundo passo é definir um pró labore fixo para o empreendedor, um valor que não prejudique a empresa e que o empresário consiga se adaptar, nem tudo é luxo no inicio, entender o seu momento é essencial para ter uma boa saúde financeira pessoal e empresarial.

É realmente uma reeducação financeira, pois o empreendedor deve ter um pró labore fixo e deve aprender a viver com o que ganha, como se realmente fosse um salário.

O estudo de caso

Um dos nossos clientes, chegou até nós dizendo não ter resultados financeiros em sua loja dentro de um shopping center, ou seja, não obtinha lucro. Esse empreendedor chegou bem desmotivado com esse problema, dizendo que não via a cor do dinheiro e por isso não via mais futuro para o seu empreendimento.

Após nossa consultoria e a indicação de segregar as contas PF e PJ foi possível mostrar para ele que a sua loja tinha sim uma receita líquida positiva e faturava no total de aproximadamente 12 mil reais, e que antes de ele separar as despesas de PF e PJ, eles estavam gastando em torno desse valor.

Com a separação ele observou que a sua loja tinha sim um resultado positivo, mas ele estava pagando as contas da loja e retirando o que restava no caixa de pró labore para arcar com as suas despesas pessoais.

Na sequência desta primeira análise foi possível definir um pró labore fixo de 7 mil reais, ou seja, ele teve que passar por uma reeducação financeira e evoluir a sua mentalidade empreendedora para potencializar o crescimento da sua empresa.

Como resultado positivo da nossa consultoria ele agora conseguiu formar um caixa dentro da empresa e ter uma reserva financeira, isso aconteceu logo antes da pandemia, o que ajudou ele quando começou a quarentena. Essa reserva foi um verdadeiro salva-vidas para a sua empresa que hoje continua aberta ao público.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?